sábado, 2 de junho de 2012

Homem Contra Natureza ...

Por Schirlei Moraes







Certa vez, quando estava no colegial, uma professora de inglês tinha passado um texto para que a turma fizesse uma tradução.

Como sempre gostei de assuntos relacionados à ecologia, meio ambiente, educação ambiental, achei o texto interessante e resolvi guarda-lo.

Hoje, mexendo em algumas papeladas, encontrei o texto e resolvi compartilha-lo no blog. O mais engraçado de tudo é ver como este texto é atual, mesmo passado 16 anos.

Ou seja: O tempo passa e o Ser Humano continua teimando em não aprender... Infelizmente.



Homem Contra Natureza




Nós vivemos neste planeta por cortesia  da natureza . Plantas e árvores protegem o solo da erosão, ajudam a manter o clima e ajudam a controlar o dióxido de carbono na atmosfera . Plantas e árvores dão muito ao homem : comida, remédios e materiais que usamos todo dia. Nós precisamos de plantas e árvores para a vida na Terra.


Mas todo minuto, quase 200 quilômetros quadrados de floresta pluvial, três vezes o tamanho da suíça, são destruídos todo ano. E na floresta amazônica, pessoas desonestas e ignorantes põem à baixo milhões de árvores e enormes áreas de agricultura de larga escala . Mas os solos da bacia do rio  Amazonas não são  bons para a agricultura intensiva . A maioria dos nutrientes estão nas árvores e não no solo . Então quando a floresta vai, os nutrientes no sistema vão também, e o solo se torna muito, muito pobre. Depois que a floresta vai somente um deserto permanece, a destruição de nossa floresta é um problema urgente.


Nós temos uma consciência ecológica no Brasil ? A floresta Amazônica terá um futuro?


 Confira também a post Amazônia : Será a Próxima Guerra?











Nenhum comentário:

Postar um comentário