É chegada a Páscoa, um evento religioso cristão onde é celebrada a Ressurreição de Jesus Cristo depois de sua morte por crucificação.
Até aí a grande maioria das pessoas já conhece essa explicação. Agora, você saberia me explicar onde entra o Coelhinho nessa história???
Segundo o site Sua Pesquisa, a figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII e representa a fertilidade.
Por acaso, se acabou de aparecer um ponto de interrogação em sua mente, acompanhado da seguinte questão: “ Mas o que a fertilidade tem a ver com os significados religiosos da Páscoa?” , eu já vou lhe explicar....
Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. Como sabemos, o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Contei um pouco os fatos históricos que relacionam a imagem do coelho as festas de Páscoa para abordar um assunto relevante para ser refletido nessa época do ano: A compra inconsequente de animais.
Muito pais resolvem presentear seus filhos com coelhos de estimação, esquecendo-se que eles são seres vivos e que necessitam de cuidados específicos como qualquer outro animal.
O resultado dessa compra impulsiva é o grande número de coelhos abandonados em praças, parques e pet shops. E, infelizmente, essa situação não é exclusiva do Brasil: De acordo com o portal R7, na Holanda, por exemplo, existem asilos para coelhos abandonados, e muitos chegam bem machucados porque não foram tratados da forma adequada.
A realidade é que grande maioria das pessoas não estão preparadas e – o que é mais importante – disponíveis para toda a responsabilidade que isso acarreta.
Ter um bichinho em casa é algo que preenche o ambiente com amor, carinho e alegria. Coelhos, cães, gatos não são objetos para servirem como opção de presente. São seres que possuem suas necessidades e precisam de atenção constante como eternas crianças.
Se pretender levar um animalzinho para sua casa, não compre... Adote! Adote de forma pensada, com a consciência de que não são descartáveis. Adotar é um gesto de amor e, mas também que seja de prudência.
Uma doce Páscoa para todos com muitos chocolates e coelhos ... De pelúcia. = )
P.S.: Para quem quiser conhecer mais a história da Páscoa, recomendo uma visita no site http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm .
E recomendo também uma visita ao portal R7, onde é possivel encontrar uma matéria onde é abordado a mesma temática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário