Categorias

  
O blog Flores de Lima está dividido em categorias distintas, mas que ao mesmo tempo se complementam para debater assuntos relacionados à Artes, Cultura, Política, Ecologia e Sustentabilidade. Acesse, participe e deixe sua opinião!



Arte Educação Ambiental


Nesta seção, evidenciamos dois caminhos para o nascer de uma nova consciência: a Arte e a Educação Ambiental. A união destas áreas tão distintas sinaliza os ventos das mudanças, onde o homem civilizado vislumbra o início dos novos tempos, mostrando que é possível salvar o planeta a partir de uma educação voltada para o conceito da sustentabilidade.

A arte tem o dom de desenvolver a expressão humana, aproximando o indivíduo dos valores sociais e ecológicos. As produções artísticas, em parceria com a Educação Ambiental proporcionam uma análise crítica e uma percepção mais sensível sobre a relação homem e natureza.

A missão da Arte é promover a educação que forma e transforma a criança, o adolescente e o adulto para a vida, sobretudo na sua relação individual e coletiva com o meio ambiente. É despertar o sentido de ligação e interdependência com a terra, a água, o ar e todos os seres vivos. É construir o conhecimento, os valores e as ações que tenham como efeito a sobrevivência saudável e duradoura da nossa grande casa: a Terra.






Beleza Consciente 



Todas as nossas escolhas refletem quem somos. O modo como nos cuidamos, a forma como nos vestimos, o perfume que nos envolve são expressões capazes de mostrar aos outros parte de nossa identidade.

Nos preocupamos com nossa aparência, queremos sempre ser a melhor versão de nós mesmos, no entanto sabemos qual o comprometimento das empresas que vendem produtos capazes de realçar nossa beleza?

O universo da moda e dos cosméticos  oferece um leque de opções nas prateleiras para todos os gostos e bolsos. Porém algumas empresas merecem destaque por  trazerem escolhas ecologicamente corretas em seus produtos.

Por isso nossa intenção é a de divulgar estas iniciativas que demostram preocupação em disponibilizar produtos que atendam as necessidades de seus consumidores com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, mostrando que é possível ser belo tanto por dentro quanto por fora... Que é possível existir a beleza sustentável.



  


Bem - Estar



Trabalho, estudos, tarefas domésticas para resolver, filhos para cuidar... Vida acelerada, pouco tempo para dedicar a si mesmo. Presos a rotina e hábitos que nem percebemos mais.

 Nesta vida contemporânea acabamos sendo relapsos com nossa saúde e esquecemos a importância de uma dieta  mais saudável e cuidados específicos para corpo, mente e espírito. Um olhar atento seria capaz de estimular mudanças? Atitudes simples porém transformadoras incorporadas  ao dia - a - dia poderão trazer mais qualidade à nossa vida.

Debateremos assuntos relacionados  a uma alimentação mais consciente e mudanças de hábito capazes de nos proporcionar bem estar. Não importa o quanto sua rotina seja atribulada sempre é possível agregar ações que tornem nossa vida mais prazerosa e saudável.





  

Crônicas Cítricas


Tantos pensamentos, tantas opiniões que muitas vezes afloram em nosso ser e que não desejamos deixar encubados em nossa mente.

Temos a necessidade de compartilhar nossos momentos de alegria, tristeza, inspiração, indignação, admiração... Enfim, neste anseio por manifestar esses mais variados sentimentos, independente da temática, reservamos este espaço para colocarmos nossos textos pessoais.

Nesta seção você poderá conferir pequenos contos, de enredo indeterminado. Aqui, as primas Lima terão a liberdade para escrever o que se passa em nossa imaginação e coração.

E sinta o aroma cítrico no ar...



                  



Dicas Verdes


Nesta seção, nosso visitante poderá conferir dicas de como consumir de maneira consciente, ajudando na preservação de nosso planeta. Aqui, divulgaremos produtos sustentáveis que podem contribuir com nossas responsabilidades sociais.

Sendo assim, nossas sugestões mostrarão preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental e utilizem fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo e para produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

Afinal,  as escolhas corretas nos proporcionam o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade presente e  serão o reflexo do que as novas gerações poderão desfrutar no futuro, garantindo a sustentabilidade.

Portanto, seja adepto dos três R`s:  Reduza, Reutilize, Recicle!!






FloresCultura


Cultura  é uma palavra que vem do latimcolere” e significa cultivar. É o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização.

 No espaço FloresCultura  iremos cultivar assuntos com as seguintes temáticas culturais : Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia, Turismo e Artes

Também reservamos essa seção para discutir assuntos relacionados à diversidade,  valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. 

Vamos agir, interagir e transformando a realidade com o  FloresCultura!


 




Mobilize-se!


Esta seção foi criada para a divulgação de projetos, iniciativas e organizações que têm como objetivo atender, intervir e otimizar situações que propiciem o desenvolvimento humano de pessoas que por diversos motivos estão à margem da sociedade e não possuem seus direitos básicos atendidos. Somos um todo e quando nos referimos a consciência que devemos ter a cerca do meio em que vivemos não podemos excluir um componente essencial:  o ser humano. 

Podemos, através de inúmeros projetos, nos mobilizar e contribuir efetivamente para a construção de uma realidade mais justa e digna  ; )

Conheça, se puder MOBILIZE-SE  e faça  parte de algumas iniciativas transformadoras!  







 Política Ecológica


Transformações incríveis estão acontecendo e ainda vão acontecer, pois vivemos um momento que anuncia o tempo de reencontro do ser humano com sua essência divina por meio de um contato direto com o seu ambiente.

Para viver essa fase de transição é importante a percepção de que fazemos parte de um mesmo mundo e que temos grandes responsabilidades com sua preservação. Depende de nós definir que rumo essas transformações deverão tomar, o  da destruição ou da transmutação.

Precisamos lembrar que não estamos aqui por acaso, que o destino do planeta cabe a cada um de nós. Cada palavra,  cada pensamento, cada gesto, tem um peso e um significado neste momento.
 
O desenvolvimento da consciência política serve como base para a apreciação reflexiva do Meio Ambiente, preparando o nascimento de um novo homem e de uma sociedade melhor; mais fraterna e ecológica.







Projetos Sustentáveis


Sustentabilidade é um conceito relacionado aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade que mostra a capacidade que um indivíduo, um grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

Algumas pessoas resolveram criar ONGs não apenas para explicar esse conceito, mas para adotá-lo como uma filosofia de vida. Por isso, o Flores de Lima resolveu abrir um espaço para divulgar os projetos voltados para esta temática tão importante. Afinal, a informação é a forma mais rápida e eficaz para plantarmos as sementes da transformação na consciência de cada pessoa e unidos podemos fazer a diferença!!

Nesta seção você encontrará informações sobre educação ambiental, reciclagem, adoção, castração, histórias de sucesso, pedidos de ajuda, além das novidades sobre os projetos e eventos realizados pelos Grupos apoiados pelo blog Flores de Lima.

Sustentabilidade hoje e sempre… A favor de um mundo melhor!







Quem  Faz a Diferença...

Algumas pessoas pensam sem agir e outras agem sem pensar. Porém, existem aquelas que não ficam apenas na teoria e sabem colocar na prática com coerência projetos que trazem inúmeros benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
Por isso, dedicaremos essa seção para destacar pessoas que transformam  pensamentos em realidade.  Afinal, palavras apenas são válidas quando estas estão acompanhadas por atitudes, disposição e força de vontade.
Aqui, você vai conhecer aqueles que não ficam de braços cruzados, que conseguem fazer suas idéias mobilizarem multidões e tornam pequenos gestos em grandes ações.
E veja realmente quem faz a diferença...






Reciclando Idéias


Vivemos tempos onde as notícias são atualizadas na velocidade da tecnologia e com tantas informções disponíveis acabamos sendo relapsos com temas de extrema importância. Por isso criamos uma seção onde iremos comentar fatos, situações, momentos que jamais deveriam ser esquecidos.

O estudo das relações entre pessoas e seus problemas sociais deveria ser um exercício cotidiano para solidificarmos sentimentos como igualdade, fraternidade e solidariedade que, há tempos, estão sido descartados neste mundo moderno.

De vez em quando é bom reavivar a memória pois precisamos reconhecer nossos acertos e aprender com nossos erros. Separando o joio do trigo poderemos ter uma colheita produtiva no futuro.
                               
Afinal, sempre é bom reaproveitarmos informações que podem nos tornar pessoas melhores.

Recicle também suas idéias!!!




                             

Resenhas Agridoces


Nesta seção iremos fazer descrições minuciosas sobre livros, revistas, Cds, Dvds e outros produtos relacionados aos temas abordados neste site.  

Colocaremos nossas opiniões para que nossos visitantes conheçam nosso ponto de vista e possam compartilhar ou usufruir destas resenhas.

Nossos descritivos poderão ter um teor doce ou ácido.... Porém, sempre com um conteúdo muito pessoal e sincero.

Provem!! E esperamos que aprovem o sabor de nossas palavras...