MOBILIZE - SE


Esta seção é dedicada para a divulgação de ações promovidas por Organizações não Governamentais que possuem reconhecidamente um trabalho inspirador e transparente. Por meio de variados projetos, muitas pessoas  conquistam uma nova chance de vida,  com perspectivas diferentes daquelas que possuiam quando se encontravam esquecidas, excluídas e estigmatizadas. 

Infelizmente o Estado não garante, na prática, que os direitos básicos de milhares de cidadãos sejam atendidos e neste cenário a atuação de ONGs torna-se indispensável, desde que a mesma seja séria e inteiramente comprometida com a iniciativa que promove.

MOBILIZE-SE indicará projetos transformadores e emergenciais que contemplam ações voltadas à Educação, Saúde, Esporte  e outras vertentes essenciais para o desenvolvimento humano e social.



MÉDICOS SEM FRONTEIRAS






A Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) conta com 28 mil profissionais de diferentes áreas que levam apoio médico-humanitário para pessoas em mais de 60 países.  Centenas de projetos são desenvolvidos para atender aqueles que sofrem as conseqüências de desastres naturais. fome, conflitos, epidemias e  doenças negligenciadas. 
 

HISTÓRICO


1971 - Ano que marca a criação de Médicos Sem Fronteiras na França. Os  idealizadores foram jovens médicos e jornalistas que atuaram como voluntários no fim dos anos 60, durante a guerra civil em Biafra, na Nigéria.


1980 - Médicos Sem Fronteiras torna-se uma organização internacional com centros operacionais na Europa e projetos em todo o  mundo.          


1991 - Médicos Sem Fronteiras chega ao Brasil para combater a epidemia de cólera na Amazônia. Desde então, mais de 10 projetos  foram criados no país.


1999 - Médicos Sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao trabalho independente de prestar ajuda humanitária e de alertar a sociedade sobre as condições de saúde das populações atendidas.


2010 - Médicos Sem Fronteiras realiza a maior ação de emergência da sua história ao atender as vítimas  do terremoto no Haiti.

A Organização é totalmente independente, ou seja, não possuí ligação com poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos. Cerca de 80% dos recursos vêm de doações privadas feitas pelos doadores ao redor do mundo.

O ideal humanitário faz com que Médicos Sem Fronteiras tenha todos os seus esforços voltados para o socorro das vítimas não fazendo nenhuma distinção ou discriminação de natureza étinica, política, religiososa ou econômica. 

Aqueles que se tornam doadores são frequentemente informados sobre as ações realizadas, seja através de meios eletrônicos ( Newsletter on-line) ou pelos informativos que são encaminhados por correio, como no caso do Manual do Doador Sem Fronteiras e da carteirinha de Doador Sem Fronteiras. Há também o Relatório Anual e a Revista Semestral InformAção que detalha as iniciativas desenvolvidas. 


Conheça e se puder MOBILIZE-SE!! 

Médicos Sem Fronteiras desempenha papel exemplar, fazendo parte da rede de Doadores você terá a certeza que está contribuindo por uma causa importante através de uma Organização séria e totalmente confiável.


*dados retirados do site e manual do doador sem fronteiras.