segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os Homens fazem Sexo e as Mulheres fazem Amor?

Por Schirlei Moraes






A leitura é algo que me fascina. Viajo no mundo das palavras... Literalmente...
 
Tenho o hábito de ler desde criança, isso foi algo natural para mim. Começou com um gibizinho da Mônica, passando por literatura infantil e até mesmo os mais variados temas como esoterismo, realismo fantástico, mitologia, ciências, história, artes... Indo para a pura ficção. Nunca tive preconceitos... Acho que qualquer tipo de leitura é válido, pois, de uma forma ou de outra, sempre acaba proporcionando alguma experiência nova, um enriquecimento cultural.

Mas, algum tempo atrás, confesso que tive um pouco de antipatia por certo livro lançado pela Editora Sextante, no ano de 2000. A obra que me causou tal aversão era intitulada como uma indagação: “Por que os Homens fazem Sexo e as Mulheres fazem Amor?”.

No primeiro instante, torci o nariz por achar aquele título bem feminista. Já imaginava que se tratava de um conteúdo semelhante às típicas revistas voltadas para o público feminino onde abordam uma idéia um tanto generalizada do sexo masculino.

Como não gosto de exageros e idéias pré - fabricadas, não senti interesse em conferir o trabalho, apesar do grande sucesso do livro em todo mundo. Essa obra teve mais de 300.000 exemplares vendidos somente no Brasil.

Tempo vai, tempo vem, minha irmã resolveu comprar um exemplar para ela. Continuei com a mesma idéia preconcebida...

Até que, um dia, a curiosidade falou mais alto. Peguei o tal do livro para dar uma folheada.

Li a primeira página, depois a segunda, a terceira... Quando percebi, já estava na metade do livro!! (risos)

No final da leitura, acabei mudando minha opinião. Na verdade, a obra de Allan e Barbara Pease trata-se de uma visão científica (e bem humorada) das diferenças entre homens e mulheres. O que achava ser uma obra sexista acabou se mostrando uma interessante leitura... Interessante no aspecto de ter quebrado meus paradigmas preconceituosos pois o livro nos mostra dados históricos e científicos para tais diferenças de comportamento entre os sexos existirem.

Um dos pontos que mais gostei do livro foi o “Teste da Estruturação do Cérebro”, onde a finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do cérebro. Fiz o teste e segundo o resultado, estou enquadrada na “Interseção”, ou seja, encontrei um ponto de equilíbrio entre os pensamentos masculinos e femininos. Bom, pelo menos é o que diz o resultado do teste... (risos)

Deixarei aqui o link de um site que contém o mesmo teste apresentado neste livro. Quem tiver curiosidade em fazer, depois me conte os resultados... Ok??


Resumindo minha avaliação, recomendo esta leitura. Não acho que esta obra sirva como um livro de auto – ajuda (até porque não aprecio muito esse gênero literário). Porém, vai lhe proporcionar um bom divertimento!





Um comentário:

  1. Fiquei curioso pra ler esse livro... será que você me empresta? Prometo que devolvo, assim que te encontrar de novo...

    AH! Meu resultado do teste:160= Interseção... por curiosidade: fada linda, qual foi quantos pontos fez?

    Mordidas! ;)

    ResponderExcluir