quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vitrine Viva ... É o Aquário de Ubatuba!

Por Schirlei Moraes



Dando continuidade ao meu texto sobre Ubatuba, aproveitei a véspera do réveillon para fazer uma visita ao famoso Aquário da cidade. Apesar de não apreciar a idéia de ver animais presos para o entretenimento humano, quis conferir o local pelo lado da pesquisa, das informações sobre a vida marinha que são fornecidas aos visitantes.

No Aquário de Ubatuba pude conferir o quão grandioso é o número de espécimes da vida marinha, mostrando que o Brasil está entre os países que possuem maior biodiversidade, sendo o primeiro em número de peixes de água doce.
Foram muitos os aquários que eu pude conferir. Vi desde piranhas, lagostas, polvos, iguanas, jacarés, moréias (minha irmã ficou encantada com a moréia... acho que só dela batemos umas 4 fotos... – risos), cavalos-marinhos e os mais variados tipos de peixes.  É incrível como a biologia marinha é fascinante!  É um mundo dentro de um outro mundo repleto de seres extraordinários.










 
Tive a oportunidade de tocar uma estrela-do-mar, um ouriço, um “pepino marinho” (?? – risos)... Pude ver de pertinho os pedaços dos ossos de uma baleia. São tão grandes que, ao vê-los no primeiro instante, tive a impressão que eram uma grande pedra esculpida... (risos)




Porém, nem tudo no local transmitiu beleza e serenidade. O Aquário de Ubatuba reservou um espaço fechado para abrigar alguns pingüins que foram resgatados pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha. Os visitantes ficam aglomerados, aguardando momento em que as biólogas vão alimentar as aves aquáticas, uma grande diversão para as crianças. Só que eu não achei nada divertido ver esta cena...




Por acaso, você já assistiu aquela animação intitulada comoHappy Feet” produzido pela Village Roadshow Pictures e lançado pela Warner Bros onde conta a história de Mumble (ou Mano, no Brasil), um pinguim sapateador? Existe uma cena onde o pinguizinho é capturado pelos humanos e preso num aquário que tenta reproduzir seu habitat natural num frio e pequeno cativeiro. Ao visitar o espaço reservados aos pingüins no Aquário de Ubatuba, automaticamente recordei-me desta triste parte do filme.



Uma coisa é você resgatar e tratar animais debilitados MAS devolve-los ao seu habitat natural, assim que possível. Outra coisa é usar a conservação ambiental como um argumento para  manter esses seres aprisionados para o divertimento da população e proveito capitalista pois, apesar de se apresentarem como uma organização não governamental sem fins lucrativos, eles lucram com aquelas pelúcias caras em forma de morsas e golfinhos e tenho minhas dúvidas se a renda realmente é aplicada em benefício dos animais aprisionados.



Além desses "pequenos grandes detalhes", como eu já havia comentado na minha post anterior, o Aquário de Ubatuba fica localizado ao lado de um córrego, o que contradiz totalmente com sua proposta de Educação Ambiental



Mas, falando sobre essa questão da Educação Ambiental, fiquei abismada quando vi uma seção reservada apenas para deixar amostrar o lixo encontrado no mar. São todos os tipos de objeto que você possa imaginar desde garrafas, pneus e até mesmo cadeira de praia, carrinho de feira (??? até agora não entendo como isso foi para no mar...) e diversos brinquedos, como um boneco horroroso do Fofão (se quando eu era criança já tinha medo do Fofão, imagina agora depois de ver esse “ser” com a cara da menina do Exorcista... Acho que vou ter pesadelos à noite!! RsRsRs)






Todos sabemos que essa enorme quantidade de lixo depositada nas águas do mar é prejudicial ao meio ambiente. Só que foi bem mais impactante ver até que ponto esses detritos interferem na biologia marinha, como foi o caso de um aquário onde está exposto  um peixe espada empalhado que foi encontrado morto por pescadores. Detalhe: A causa de sua morte foi fome... Ele morreu de fome porque prendeu o seu bico num carretel de linha. Simplesmente lamentável...




 Apesar de triste, acho importante ter uma seção como essa para conscientizar as pessoas e , principalmente, educar as novas gerações para que tornem-se adultos conscientes de suas responsabilidades sociais e para que aprendam cuidar melhor do nosso planeta.
 Mesmo com altos e baixos, no geral, gostei da visita. Acho que é uma boa opção de lazer para toda a família, com muita cultura, informação, inspirações ecológicas e ambientais, fugindo um pouco dos habituais roteiros praianos. 

Porém, ainda não sei avaliar até que ponto é válido visitar uma "vitrine viva" quando observar a natureza no ambiente selvagem é uma experiência muito mais bela...




4 comentários:

  1. Oi Shi...coincidentemente estive neste mês de janeiro visitando o aquário de Santos. Não é lá muito diferente desse aí não...mas pelo menos não está ao lado de um córrego.
    Hummm..."cara da menina do exorcista", hein! rs rs rs...acho que o horror deveria ser sentido por essa turma de mal educados que joga lixo em todo lugar...
    Mas valeu...adorei a postagem, sempre muito interessante e bem escrito. Parabéns Flores de Lima! Super Beijo para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val!! Obrigada pelos elogios e por prestigiar nosso humilde bloguinho!! =D
      Infelizmente os aquários de Ubatuba e Santos não são os únicos a tratarem os animais como "Vitrines Vivas", mas, enfim... Ao menos, que cuidem bem daqueles que já vivem em cativeiro.
      Ainda falta minha última post sobre esta viagem a Ubatuba. Depois confira!! =)

      Fique com as Fadas...

      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Muito legal e interessante, não conheço o aquário de Ubatuba mas se um dia visitar terei suas informaçoẽs como referencia, apesar de tb não gostar de animais presos em cativeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério!! Fico contente que tenha conferido o texto e que ele servirá como referência, apesar de minhas críticas.
      Acho válido fazer uma visita ao Aquário, até mesmo para que possa tirar suas próprias conclusões. Mas, prefiro ver essa beleza selvagem capturada nas lentes de uma câmera e mante-la no seu habitat natural do que aprisiona-la por de trás de paredes de vidro.

      Obrigada por prestigiar o Flores de Lima! ^_^

      Fique com as Fadas...


      Beijinhos!!

      Excluir