sábado, 7 de janeiro de 2012

Águas Turvas em Ubatuba...

Por Schirlei Moraes




Neste réveillon resolvi visitar Ubatuba, uma cidade conhecida por suas belezas naturais, por seus projetos sociais e ambientais. Estava empolgada para conhecer as praias, o Aquário e o famoso Projeto TAMAR que tantas e tantas vezes vi reportagens belíssimas divulgado a idéia da preservação das Tartarugas Marinhas.

Sem dúvida, Ubatuba é uma charmosa cidade praiana que possui uma boa organização e infra – estrutura a sua população. Fiquei admirada com as ciclovias que estão presentes por todas as ruas da cidade (idéia que seria muito bem vinda nas ruas de Jacareí) e com o fato de não existir semáforos no trânsito pois não há necessidade, uma vez que os motoristas sempre param na faixa de pedestres. (isso me fez recordar Minas Gerais e Guararema, lugares exemplares nesse quesito também).




Porém, o que vim ressaltar nesse texto não são os pontos fortes de Ubatuba, apesar de merecerem tal ênfase. Vim aqui para retratar o outro lado da moeda, aquele que não é tão bonito...

Esperava encontrar em Ubatuba uma valorização à natureza, um respeito ao meio ambiente em todos os aspectos só que o que presenciei foi o contrário.

Próximo ao hotel onde fiquei hospedada, Hotel Parque Atlântico, existe uma praia. Só que diferente das famosas Praia da Almada e Praia do Alto, conhecidas por suas belezas exuberantes, esta praia era totalmente imprópria para banho. Localizada ao lado do esgoto da cidade, esta praia central recebe em suas águas todos os detritos da população local, sujando assim o mar de uma forma irresponsável.




Agora, não sei o que foi que me deixou mais surpresa: A quantidade de sujeira depositada no mar, os pais inconseqüentes que levavam crianças de colo para banhar-se nas águas poluídas ou ainda pelo Aquário de Ubatuba ficar localizado ao lado de um córrego, o que contradiz totalmente com sua proposta de Educação Ambiental.




Por falar em Educação Ambiental, tenho que fazer aqui uma ressalva ao Projeto Tamar. Confesso que fiquei desapontada... Tinha outra idéia do Projeto. Acreditava que o foco principal do TAMAR era recuperar animais marinhos feridos, perdidos e devolve-los ao seu habitat natural, mas o que presenciei foram animais que são criados em cativeiro, em minúsculos tanques de água até o final de suas vidas. Um triste fim para animais tão belos que possuem o instinto natural de procurar as águas do mar como lar e encontraram em Ubatuba um cárcere privado.




Sobre o Aquário e o Projeto Tamar ainda farei mais comentários em outras postagens, mas encerro este texto dizendo que meu intuito não foi difamar Ubatuba, que continua sendo uma linda cidade turística. Mas depois desse réveillon sinto que algo deixou suas águas ligeiramente turvas...

Gostaria que este texto servisse como um alertar de que precisamos adotar outra postura com relação à realidade ao nosso redor. Ficamos tão habituados em conviver com coisas erradas que começamos achar tudo normal, começamos acreditar que as mudanças sempre devem partir de terceiros quando na verdade as mudanças precisam começar por nós...
Mudança de pensamentos, Mudança de visão, mudança de atitudes...

E minha atitude foi colocar meus pensamentos na forma de palavras para mostrar minha visão sobre a situação.

Espero que minha próxima viagem a Ubatuba faça-me escrever sobre seus belos pontos turísticos, pois, desta vez, precisei fazer tais comentários sobre essas questões de desrespeito ambiental porque não podemos camuflar o que está errado.

E o que está errado precisa ser corrigido enquanto ainda há tempo e o tempo de mudar é agora...






Nenhum comentário:

Postar um comentário