domingo, 30 de outubro de 2011

Cata - Pilhas... Ajude o Planeta!!

Por Schirlei Moraes



O que você costuma fazer com uma pilha ou uma bateria após o término de sua energia??

As pilhas e baterias podem levar séculos para se decompor e quando descartadas inadequadamente, podem causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo, água, plantas e animais.

Devido aos seus componentes tóxicos (cádmio, chumbo, mercúrio, cobre, zinco, manganês, níquel e lítio ) as pilhas podem afetar também a qualidade do produto obtido na compostagem do lixo orgânico. E sua queima em incineradores também não consiste em uma solução adequada, pois esses resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

Os metais pesados nunca se degradam. Por isso, foi adotada no Brasil a resolução n° 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) onde foi exigido que pilhas e baterias sejam fabricadas com quantidades mínimas ou nulas de metais poluidores na tentativa de conscientizar diversas empresas que insistiam em afirmar que o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente era algo naturalmente aceitável e não nocivo à saúde humana e do meio ambiente.
  



Seria possível jogar as pilhas no lixo comum se houvesse manejo sustentável nos aterros sanitários. Infelizmente, segundo as pesquisas do IBAMA,  no Brasil, somente 10% dos aterros são gerenciados com manejo e muitas pilhas consumidas em nosso país são provenientes de contrabando e estão fora das medidas de segurança e qualidade exigidas  pelo Conama.

Diariamente convivemos com a falta de informação sobre a reciclagem de pilhas e baterias. Aprendemos  a cultura de descartar pilhas usadas no lixo comum e de não levar uma bateria de celular usada nos postos de coleta das operadoras (isso quando é um serviço disponível nos municípios). Segundo dados de 2008, somente 1% das pilhas descartadas são recicladas.

Pensando nesse assunto, algumas empresas estão demonstrando essa preocupação em ajudar a cuidar do meio ambiente. Desde 2004 a Drogaria São Paulo recolhe pilhas e baterias usadas em todas as unidades do Estado de São Paulo.




A campanha acontece durante todo o ano e, para participar, basta ir até uma loja e depositar os resíduos nos Cata-Pilhas. Ou ainda retirar o mini Cata-Pilhas, levar para casa e devolver à Drogaria São Paulo quando estiver cheio de detritos. A rede foi pioneira nesta ação e até hoje já recolheu mais de 100 toneladas de pilhas e baterias usadas.

Sendo assim, lembre-se em procurar um local adequado quando for descartar pilhas e baterias, ao invés de simplesmente jogá-las no lixo comum.  Atitudes singelas, porém, conscientes como essa campanha da rede de farmácias SP fazem toda a diferença para a conservação de nosso planeta.

Conhece outras empresas que apoiam a coleta ecológica desses dispositivos??

Deixe no Flores de Lima sua Sugestão Verde!





Nenhum comentário:

Postar um comentário