quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SWU: Uma Idéia “Verde” que precisa amadurecer...

Por Schirlei Moraes



Nos últimos anos temos presenciado grandes alterações climáticas e geológicas no mundo. Esses fenômenos têm sido provocados pela ação predadora do homem sobre a natureza. O aquecimento global, o degelo dos pólos e elevação do nível dos oceanos que ocorrem hoje são conseqüências da poluição que provocamos constantemente.

O Brasil está entre os países que possuem maior biodiversidade. Nossa flora é a mais abundante e a fauna é a primeira em número de espécies e vertebrados terrestres, primeira em peixes de água doce, e, destaca-se quanto ao número de espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Mas, esta riqueza natural encontra-se ameaçada pelo caráter leviano das pessoas.

Nosso planeta está passando por um estágio de mudanças e, para que possamos mudar junto com ele, teremos que renovar nossos pensamentos e comportamento. E a melhor maneira de nos prepararmos é com uma educação baseada na sensibilização do ser e na cultura da sustentabilidade.

Pensando neste conceito, ano passado foi criado o SWU... O site oficial do projeto explica que o SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.




Ano passado tive a oportunidade de ir ao último dia do festival e, confesso que fiquei desapontada com relação à propagação de um pensamento “ecologicamente correto”. Apesar do SWU fazer questão de divulgar o sucesso do evento, muitas falhas ficaram evidentes. Na verdade, o que era para ser um movimento de informação, interação e conscientização mostrou-se apenas uma grande jogada de marketing com propósitos lucrativos.

O festival em “pró” a sustentabilidade mostrou um total descaso com o meio ambiente. A falta de cuidado da organização para reduzir o lixo foi refletida no consumo desenfreado de descartáveis como latas, garrafas pets e papéis que os participantes jogavam no chão, sem a menor preocupação. A falta de higiene nos banheiros, a poluição de gases liberados pelos veículos que aguardavam nas imensas filas na entrada e saída do evento e as revistas policiais para tirar todos os alimentos que as pessoas levaram, obrigando os participantes a adquirir alimentos no evento a preços abusivos também foram exemplos de condutas nada sustentáveis. O impacto ambiental no SWU foi enorme.

Até mesmo a proposta do Fórum sobre Sustentabilidade não funcionou pois este não era transmitido fora da tenda, além dos próprios artistas sequer mostrarem algum interesse pelo assunto. (com exceções, como no caso do vocalista Brandon Boyd, da banda Incubus, que foi conferir uma das palestras). Por isso, só alcançou um percentual muito pequeno de participantes.




Este ano acontecerá a segunda edição do festival SWU nos dias 12, 13 e 14 de Novembro em Paulínia, município de São Paulo. Tenho observado que a organização do evento procurou atrair o público jovem para o tema da ecologia através da Gincana Impacto Zero onde muitas instituições de ensino cadastraram seus projetos e a Universidade vencedora ganhou um prêmio de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais)   para a implementação do projeto "Reciclagem de Termoplásticos para Geração de Energia Eólica”. Além disso, cada um dos 20 estudantes participantes da gincana vão assistir ao    SWU no camping, em um motor home e também vão participar do Fórum Global de Sustentabilidade (Será que, desta vez, o Fórum vai funcionar?? ) 

Essa foi uma boa iniciativa. Porém, espero que desta vez o SWU 2011 corrija as falhas da edição anterior e que realmente se comprometa a propagar a idéia de uma “consciência verde” ao invés de usar o evento apenas como uma lucrativa oportunidade de marketing...  




  Estrada para a Fazenda Maeda, em Itu/ SP (11/ 10/ 2010).
Apartir  desse caminho que começou o engarrafamento, a poluição dos veículos...



 Muita diversão rumo ao SWU... Prestes a enfrentarmos as gigantescas filas
da entrada onde nossos  alimentos foram barrados pela segurança do Festival...


  
Já dentro da Fazenda Maeda pudemos conferir o "Parque de Diversões Sustentável".
 O local ainda encontrava-se limpo, como podem observar...



 Este era o "Labirinto de Lixo Reciclável". Como vocês podem notar, tinha
sujeira até dentro do Labirinto. Que "EcoMentira" foi esse Festival!! 



 SWU: "O movimento pela sustentabilidade".
 Essa foto perto da grade do palco mostra o quanto foi "sustentável"!!
Como diz o slogan do festival: "A Mudança Começa por Você".
 Pelo jeito, ninguém está querendo mudar...



 E assim terminou o festival: Gerando mais impacto ambiental do que conscientizando
a população. Espero que o SWU 2011 traga melhores exemplos que a edição anterior...




Nenhum comentário:

Postar um comentário