quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Em 8 de Dezembro...

Por Fernanda Mello




The Beatles é, e sempre foi, a banda favorita do meu pai, que até hoje mantém intactos LPs comprados há anos atrás. Hoje muitos jovens nem devem saber o que é um LP, mas certamente conhecem o quarteto inglês que mudou os rumos da música para sempre.
Desde criança meus ouvidos foram agraciados pelas músicas dos Beatles. Love me Do. All we need is Love, Twist and Shout são músicas queridas desde minha infância! Obrigada pai, por me apresentar ao som do quarteto!

Tragicamente, há 30 anos um lunático, cujo nome nem escrevo, tirava a vida do mito John Lennon. Muitos devem imaginar o quanto mais o talento de John nos brindaria caso sua vida não tivesse sido interrompida. Uma mente inquieta não somente por música e arte, mas também social e politicamente. John Lennon contribuiu muito para debates e diálogos a cerca de temas espinhosos e igualmente tão inerentes a existência humana.




Há 16 anos, também no dia 8 de dezembro, a música brasileira perdia um de seus melhores representantes, Tom Jobim. Em minha opinião, Tom difundiu a música nacional com maestria, sensilibilidade e beleza.
           
Até hoje Tom Jobim é admirado no Brasil e mundo a fora. Um bálsamo para a minha memória relembrar a grande parceria de Tom e Vinícius, especialmente ao observar a popularidade de certas produções musicais dos dias de hoje, sem generalizações é claro! , mas boa parte da música consumida em massa está muito longe de representar a altura a criatividade, originalidade e sensibilidade dos artistas brasileiros. Com todo o respeito que um artista, de qualquer segmento musical merece, algumas produções são niveladas por baixo...




Cada qual tem suas preferências e esta individualidade precisa ser respeitada. John Lennon e Tom Jobim são ídolos musicais para mim e nesta data não poderia deixar de registrar minha admiração.



Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.

(John Lennon)



A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve, mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
...

(Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

 
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um

(John Lennon)



Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca.
 Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas

(Tom Jobim)



Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar,não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme...

(John Lennon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário